CARTA DE BELO HORIZONTE


Nos dias 30 e 31 de julho, e 1º de agosto de 2015, no Ouro Minas Palace Hotel, localizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, aconteceu o 7º Encontro Nacional dos Fabricantes de Placas Veiculares - 7º ENPLACA, neste ano o evento teve o maior número de participantes de todos os eventos já realizados, reunindo fabricantes de placas veiculares do Brasil e do mundo.
Além da Diretoria Executiva da ANFAPV a mesa de honra foi composta pelo Presidente da Associação Nacional dos DETRAN's, Dr. Marcos Elias Traad da Silva; a Vice-diretora do DETRAN de Minas Gerais, Dra Rafaela Gigliotti, e a Diretora de Veículos do DETRAN de Santa Catarina, Dra. Alina Largura, além dos Presidentes das Associações de Fabricantes do Estado de Minas Gerais e demais autoridades estaduais.
Após o Hino Nacional executado pela dupla de violeiros mineiros, Letícia Leal e Jeferson Caria, o Presidente da ANFAPV, Cláudio Roberto G. Martins, saudou aos presentes, com um breve discurso sobre a importância do momento atual vivenciado pelos fabricantes de placas do país. Na mesma direção os Presidentes das Associações Estaduais, Wender Morais e Alberto Antônio Ribeiro, fizeram uso da palavra.
Em seguida foi passada a palavra ao Dr. Marcos Elias Traad da Silva, Presidente da AND, que saudando a todos os presentes proferiu com brilhantismo o discurso de abertura, convidando a todos a prestigiarem o Encontro Nacional dos DETRAN´s que acontecerá em Foz do Iguaçú, unindo assim os interesses comuns da categoria, ainda, colocou-se a inteira disposição para intermediar as relações entre os fabricantes e os DETRAN´s.
O 7º ENPLACA contou com a expressiva participação dos maiores fornecedores de equipamentos, insumos e sistemas o que foi salientado pela ANFAPV que agradeceu a confiança e apoio destes patrocinadores homenageando cada qual com uma placa personalizada de reconhecimento.
A Comenda Sinal de Vida, mais alta condecoração instituída para agraciar autoridade destaque em ações a favor do Sistema Nacional de Trânsito, foi entregue ao Presidente da Associação Nacional dos DETRAN's, Dr. Marcos Elias Traad da Silva.
Prestadas as devidas homenagens, todos foram convidados a prestigiar os estandes dos expositores e desfrutar de um maravilhoso coquetel mineiro, acompanhado do agradável som dos violeiros. Neste espaço as empresas expositoras surpreenderam a todos com as inovações apresentadas, provando que os fabricantes têm condições de progredir e ainda, atender as novas exigências do DENATRAN.
No segundo dia do evento o palestrante Felipe Dytz, gerente de certificação da ABNT, e o palestrante Anderson Gonçalves de Freitas, consultor do SEBRAE/MG, salientaram que muitos caminhos podem ser percorridos por aqueles que efetivamente desejam crescer e desenvolver seus negócios.
Em discurso, interrompido várias vezes pelas palmas da plateia, o Deputado Federal Diego Andrade do PSD/MG, colocou-se à disposição da categoria em Brasília para auxiliar, na medida do possível, os pleitos legítimos dos fabricantes de placas.
Os trabalhos tiveram ápice na mesa redonda que discutiu a Resolução 510/2014 do CONTRAN, sem dúvida, um dos momentos mais esperado por todos, palco de debates acalorados, onde opiniões divergentes foram apresentadas, e os itens mais polêmicos ficaram para posterior discussão.
Mesmo que não se tenha concluído o trabalho de forma global, dada a sua complexidade, restou aprovado unanimemente que fabricante de placas veiculares é toda a empresa de fim específico, credenciada nos DETRAN´s, que estampa a placa primária fornecida por empresa credenciada no DENATRAN.
Bem como, restou aprovado que o Orgão Máximo Executivo de Trânsito da União deveria estabelecer critérios mínimos para fabricantes de placas, e fabricantes de placas primárias, através de Portaria específica. O Dispositivo óptico variável deve também ser registrado em nome do DENATRAN, evitando-se assim especulações a respeito.
Foram discutidas as funções do QR Code, entre elas a identificação do fabricante de placas que transformou a placa primária em placa veicular, do DOV, que autentica a placa produzida pelo fabricante de placa primária, e das bandeiras e brasões, que identificam os Estados e Municípios brasileiros onde está registrado o veículo. Restaram dúvidas quanto a sua fabricação e posterior aplicação por conta dos fabricantes nas placas. Quanto ao programa de controle sistêmico, a plenária ficou inclinada a solicitar que o DENATRAN forneça este sistema.
A Vice-diretora do DETRAN/MG, Dra. Rafaela Gigliotti, defendeu a tese de que os itens de segurança não deveriam ser identificados a olho nu, posto que eles existam para orientar os peritos em momento de crise, tal como já existe hoje para os demais elementos de segurança do veículo. Neste aspecto nada mudará, afirmou aquela autoridade.
A Diretora de veículos do DETRAN/SC, Dra. Alina Largura ressaltou a forma como acontece a lacração das placas no Estado de Santa Catarina, onde desde o ano de 1999 é realizada pelo fabricante de placas, aumentando assim a segurança no processo, pois a placa não circula sem o veículo, e nem o veículo sem a placa.
Foi solicitado que as Associações estaduais discutam no âmbito de seus Estados, o conteúdo proposto no evento, disponível no site da ANFAPV, para que possamos contribuir tecnicamente com o DENATRAN antes que ele tome medidas que possam causar danos aos profissionais das placas e sociedade em geral.
O presidente da mesa, Juarez Borges Junior encerrou os trabalhos, agradecendo a participação e o empenho de todos que discutiram idéias e propostas sem perder, em momento algum, o respeito com o eventual oponente.
No último dia do evento a Fabricante Rosineide dos Santos Silva, de Aracaju/SE recebeu o Título Fabricante Destaque 2015. Após a prestação de contas, uma disputadíssima eleição movimentou a plenária, e restou decidido que o próximo ENPLACA será realizado no Estado do Rio Grande do Sul.
O Presidente da ANFAPV encerrou o 7º ENPLACA afirmando que as manifestações de apoio e os elogios quanto à organização do evento encheram de alegria a equipe técnica que trabalhou com profissionalismo e não poupou esforços para transformar o evento num grande acontecimento.

Data: 14/08/2015

(48) 30293144
anfapv@anfapv.com.br
Rua Rodolfo Pamplona, nº 8, sala 409, Torre A, Empresarial Itaguaçu Trade Center, Barreiros, São José -SC, 88117-390
© Copyright 2018 ANFAPV | Todos os direitos reservados